Translate

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sobremesa cheia de vida de domingo à tarde

A qualidade nutricional daquilo que ingerimos é tão ou mais importante do que as calorias ou as "supostas alimentações saudáveis e artificiais"

Inverno, domingo à tarde,e é dia de lanche ajantarado. E hoje tendo em conta que não podia utilizar o forno, que não queria  ferver os ingredientes para que não perdessem o prana deles, e tendo ainda em conta que não ia ao supermercado, decidi-me por uma tarte de maçã diferente.


Ficou muito boa mesmo, para primeira experiência inventada:

 Para a base:
     1 chávena de aveia
     2 cs de sementes de linhaça
     3 cs de passas
     1 cs de chia
     3 cs de mel ou agave
     1 cs de canela

Juntar os ingredientes num tacho e aquecer a lume muito muito brando, só o necessário para derreter o mel e ligar os restantes ingredientes. Colocar numa forma de silicone e levar ao frigorífico.


Para o recheio:
     4 maçãs
     2 cs de canela  
     1 cs de açúcar amarelo

Juntar 2 cs de água às maçãs num tacho e levar a lume brando, com a canela. Passados 5 minutos adicionar o açúcar amarelo e deixar no lume até a maçã ficar macia.

Namasté


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Mais uma volta, mais uma viagem!!


Sem mais demoras passo a explicar, quando fazemos alguma coisa temos sempre uma expectativa, mesmo nas acções mais altruístas, no minimo esperamos o melhor para os outros. Nós planeamos fazer e a mente já projectou uma série de cenários mais ou menos felizes, que no fundo são só isso, uma projecção da mente.

 A desilusão é isso mesmo, uma projecção que não foi ao encontro da nossa melhor expectativa. Depois temos o oposto, tudo a correr como queremos e esperamos. Que alegria não é?! 

Ficar preso nesta dualidade é tão pouquinho que até dói e nós somos tão mais do que isso. 

O que aprendi até agora? O medo vai fazer parte da equação (até eu reconhecer Moksha, a libertação, à séria), a opção que temos é a de reconhecer que há coisas que são mesmo só da mente e que a mente é uma parte muito limitada do que nós somos na realidade.

A escolha de seguir em frente há-de ser sempre nossa, tal como é a parte de nós que escolhemos ouvir!!
Escolher viver em consciência é uma decisão que tomamos a cada momento.



Namasté 
PS: Obrigada por me teres lembrado

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Manter o foco

Uma das coisas que mais faz sentido para mim na prática de yoga é o uso que fazemos das nossas capacidades físicas para criar uma ligação com a mente. O que é verdade no corpo pode ser apreendido para a mente e como aprendizagem para viver a vida. Não há laboratório de experiências como o tapete de yoga. O Físico torna-se o ponto de partida para a real aprendizagem de nós.

Drishti é olhar focado e é mais um meio para desenvolver a concentração.

Há dias em que a prática é dificil, em que quando estou em Adho Mucka Svanasana (ver figura 4) olho para os pés, para as unhas, para o tapete do lado, em resumo a minha mente está por todo o lado. Quando praticamos Drishti e mantemos os olhos focados num ponto a mente vai rapidamente ao sítio e torna-se também ela mais focada.

É como quando na vida temos um objectivo, quando sabemos a nossa prioridade e mantemos o foco nela, as coisas vão acontecendo nessa direcção. Se as prioridades vão mudando então o caminho é em ziguezagues e muitas vezes sem rumo nem direcção. A vida é para ser vivida e para aprender a aceitar o que nos aparece, mas a prioridade e o foco têm de estar lá. 



Assim, aqui vai uma lista de asana e drishti para quem quiser levar a prática a um nivel diferente ou só para relembrar.


Bhru Madhya Drishti- Espaço entre as sobrancelhas (centro da visão interior ou ajña chakra) como em Upavista Konasana II

Upavista Konasana II
Nasagrai Drishti- a ponta do nariz (ou agochari mudra) como em Chaturanga Dandasana
Chaturanga Dandasana


Nabi Chakra Drishti - o umbigo como em Adho Mucka Svanasana
Adho Mucka Svanasana

Angushta ma dyai Drishti- Polegares como em Urdhva Tadasana

Hastagrai Drishti- a mão como em Utthita Parsvasahita 
Utthita Parsvasahita

Parsva Drishti - para o lado direito ou esquerdo como em  Utthita Trikonasana

Utthita Trikonasana
Urdhva - para cima e em direcção ao céu


Padhayoragrai - os dedos dos pés como em Navasana

Navasana
Informação retirada do livro The practical Encyclopedia of Ashtanga Yoga and Meditation by Jean Hall and Doriel Hall. Tem ilustrações muito boas e recomendo.


Namasté

Love you all