Translate

terça-feira, 25 de março de 2014

Tapas, a arte de ser disciplinado



Nem tudo o que ouvimos dos "New Ageys" bate certo. Embora a expressão "segue o teu coração" soe bem, pode-nos facilmente levar pelo caminho da dispersão contínua. Não se ofendam com isto, porque seguir o coração pode ser facilmente usado como desculpa para fugir a uma série de situações que devemos enfrentar, e cabe-nos a nós e ao nosso bom senso determinar esse limite entre o que é disciplina e o que é fugir de uma situação.




Tapas é uma das palavras mais facilmente mal interpretadas. Não, não é daqueles aperitivos que se comem em Espanha, mas sim o processo de "criar calor ou queimar" (pelo menos na tradição Yóguica). Cada vez que esse processo acontece mais impurezas são removidas.



 Mas como é que este processo pode acontecer na mente? Se a mente anda sempre à procura do prazer, iremos sempre fugir ao processo que nos leva a enfrentar as situações menos agradáveis. Assim, é necessária a disciplina. 

Para muitos de nós a palavra disciplina é por si só assustadora, mas é fundamental se queremos manter um plano ou seguir um objectivo. 

A mente é de uma inconstância incrivel, experimentem observá-la durante 1 minuto. Começa a pensar na lista de compras, passa pela difculdade de arranjar um lugar de estacionamento no supermercado, e quando damos por ela já não quer lá ir e prefere mandar vir uma pizza, pizza essa que era mesmo boa em Itália... E o Berlusconi? 

Melhor que um Ferrari, passamos da lista de compras à política em 0,5 seg. Uma mente disciplinada, embora de inicio nos possa dar algum trabalho para domar, facilmente se torna calma e limpida e aí o Caos amaina.

Se entendemos que para perder uns quilinhos temos de fazer uma corrida, então porque é que não entendemos que a mente precisa do mesmo trabalho?

A disciplina é uma ajuda no processo da evolução espiritual, mas tortura não vale. Mantemos o objectivo em mente, mas sempre em ahimsa (não violência). Porque afinal violência connosco é um dos maiores obstáculos a ultrapassar.

Definimos um objectivo que seja razoável e seguimo-lo. Simples! E se a preguiça falar mais alto disfarçada de segue o teu coração, não a oiçam. Mantenham a mente tranquila e sigam com o vosso plano.

O meu vai ser estudar o Capitulo 3 da Guita até ao final do próximo dia 22 de Abril! Definam o vosso e sigam-no!!!

"Tapah Svaadhyaayesshvara pranidhaanaani Kriyaa Yogah", aceitar alguma dor como ajuda para a purificação, o estudo de livros espirituais e a rendição à verdade suprema constituem o Yoga na sua prática.

Set your intention and DO IT.

Love you

PS: vejam este artigo do blog Inesperado. Muito interessante!
http://inesperado.org/2014/03/11/minha-querida-disciplina/