Translate

terça-feira, 9 de junho de 2015

Liberdade, o Jung sabe-a toda

Não adoro frases feitas, a maioria faz-me lembrar pseudo-new-age-pupu, mas quando falamos de C.G. Jung o conhecimento de quem é e o processo do auto-conhecimento está realmente lá.

 Sei que há quem ache esta coisa de enfrentar os próprios demónios uma parvoíce. Afinal, porquê processar emoções e pensamentos dolorosos se podemos simplesmente arrumá-los na cave e fingir que eles não existem? Todas as sensações de vazio, de faltar alguma coisa e não sabemos o quê, de emoções exageradas como a raiva, ataques de pânico ou até mesmo as insônias permanentes são na sua maioria "caves demasiado cheias". Esta limpeza liberta-nos... Entender a dualidade liberta-nos.

Viver no mundo das fadas onde tudo é "rosa choc" apesar de ser bonito, não é real. Continuar a esconder emoções nas nossas caves e acima de tudo de nós próprios virar-se-á de uma maneira ou de outra contra nós.  Então para sermos plenos aceitemos tudo em nós! Vamos lá olhar a sério para dentro, sem medos e "agarrar o touro pelos cornos".

 Trazer à luz da consciência o que não é consciente pode ter momentos dolorosos mas acreditem que nos liberta. É preciso coragem e vontade de mudar, só isso.

"There is no coming to consciousness without pain. People will do anything, no matter how absurd, in order to avoid facing their own soul. One does not become enlightened by imagining figures of light, but by making the darkness conscious.” ~ C.G. Jung

"Não existe o processo de tornar-se consciente sem dor. As pessoas farão tudo, não interessa o quão absurdo seja para evitarem enfrentar a sua própria alma. Não nos tornamos iluminados por imaginar figuras de luz, mas sim por fazer a escuridão consciente (trazer luz à escuridão)"

Lembrem-se que até o Shiva tinha como um dos seus passatempos preferidos dançar com os demónios. Adoro esta imagem, daquele que vê e que se conhece e diverte a dançar com os seus medos.


Love you

PS: Pronto, não se aflijam  com a referência tauromáquica, é só uma expressão, tá?

PSS: Passar por este processo sozinhos pode fazer mais mal que bem, procurem alguém que realmente vos ajude neste processo...

PSSS: No processo do auto-conhecimento o Vedanta trouxe-me essas respostas mas há muitos caminhos... Experimentem e achem o vosso

terça-feira, 2 de junho de 2015

Yoga pela manhã



Pela manhã começa o dia. Há quem tenha algumas dificuldades em acordar cedo para fazer algo que não seja "ter de ir trabalhar", mas digo-vos desde já, começar o dia com uma prática de Yoga matinal muda toda a nossa dinâmica e rotina melhorando em muito a qualidade da nossa vida.

India 2009, meditação ao nascer do sol nas montanhas


Aqui vão alguns benefícios de saltar para o tapete logo pela manhã:

Uma prática de Yoga matinal faz com que o dia se incie de forma mais consciente e equilibrada.
Sabe aquela sensação de paz que tem a seguir a uma aula ou depois de meditar? Imagine começar assim o seu dia e ter o privilégio de continuar o dia em modo equilíbrio. Por muito que fale sobre isso só há uma maneira de ver... Experimente



Acordamos o metabolismo e "sistemas de limpeza" do nosso corpo logo pela manhã. Mais do que um café, alguns exercícios de respiração (pranayamas) e até alguns exercícios de limpeza (kriyas) fazem com que todo o corpo tenha outra dinâmica ao longo do dia. O sistema digestivo e linfático agradecem.

Maio 2015 no Parque D Carlos I 
As posturas de Yoga, libertam-nos o corpo. Durante a noite, há alguma rigidez que se vai instalando e é de manhã que a sentimos mais. Tenho algumas pessoas que me dizem que de manhã não querem praticar porque sentem o corpo menos flexível. Mas é exactamente pela manhã que mais precisamos de recuperar a mobilidade nos músculos e articulações. Uma das primeiras professoras de Yoga que tive dizia sempre que de manhã é mais fácil meditar porque a mente está mais calma e mais difícil praticar as posturas físicas (Ásanas) porque o corpo está mais preso. À noite esta dinâmica inverte-se: corpo mais solto, mente mais agitada.

 Chegar com os mãos ao chão não pode nem deve de ser o objectivo da nossa prática, mas sim dar ao corpo o alimento, alongamento, e força necessários para que nos traga ao longo da vida o minimo de limitações possíveis durante o maior período de tempo possível. Será 120 anos de saúde pedir demasiado?

Claro que devemos praticar de acordo com a nossa disponibilidade, mas a minha sugestão é que experimentem uma aula de Yoga ou mesmo trazer a vossa prática para o início do dia. Sintam a diferença no corpo, na mente e na disposição em geral ao longo do vosso dia.

Encontramo-nos brevemente num tapete logo pela manhã

Love you all


PS: A partir deste sábado também no Balance Health Club & Spa às 9h. Até já