Translate

sábado, 3 de janeiro de 2015

De boas intenções está o Inferno cheio


Estas alturas de mudança de ano, servem sempre como balanço e redireccionamento, porque afinal às vezes vamos desviando uns graus do objectivo. De início sabemos tão bem,  depois vamos perdendo o ímpeto e a garra de os seguir. O modo "zombie" (de que já falei aqui algumas vezes) instala-se e de repente ver aquela série ou programa fica mais importante do que a verdadeira direcção que queremos dar à nossa vida.


Em sânscrito a palavra é Sankalpa: संकल्प. Um sankalpa é só uma intenção, uma direcção para onde queremos ir. 

Atenção que formular um Sankalpa é pouco e não vale ficar tipo "O Segredo" (lembram-se deste best-seller?) que dizia que só o poder da mente chegava para termos tudo aquilo que precisamos. Então os bracinhos e as perninhas servem para quê?

Começa-se por uma intenção, pensamos nos passos necessários a dar e vamos tentar fazê-los. O Sankalpa é o inicio, o resto vem da nossa força de vontade e de uma série de outras condições que podem ou não acontecer nesse momento e que nós não controlamos.

Dou já um exemplo. A Maria e o João (Os nomes clássicos portanto) estão cheios de vontade de ir fazer uma viagem. Eles nem se conhecem e estão cada um no seu computador a sonhar pelos sites de compra de viagens. A Maria quer ir para as Bahamas, o João quer ir ao México. Nenhum deles o pode fazer neste momento, mas enquanto a Maria vai tentando poupar ou arranjar uns trocos extra, o João rapidamente desliga e vai ver a telenovela. Quem é que tem mais probabilidades de se safar? 


Aqui vão os passos para concretizar mais em 2015:

1- Sankalpa, perceber onde queremos ir, qual a direcção a seguir
2- Perceber quais os passos práticos que são necessários tomar 
3- Dar esses passos cheios de determinação


O resultado destas acções poderá ou não trazer aquilo que querem à vossa vida, porque há toda uma série de factores (que fazem parte da ordem natural das coisas) que podem ou não acontecer. O importante não é falhar ou conseguir, o importante é tentar e dar todos os passos para conseguir. Ou podemos nem tentar e continuar a ver o telejornal ou a telenovela...

A minha sugestão é começar com um simples, comece agora. Pense no que quer realizar ou que aconteça, pense no que precisa de fazer para que isso aconteça, depois é só fazer... O pior que pode acontecer é não acontecer nada, mas isso já está garantido desde o inicio.

Happy New Year


PS: Uma das minhas intenções para 2015 é escrever mais no blog. Estou a dar passos nessa direcção!!!!

1 comentário:

Alda Silvestre disse...

Curioso...também tenho esse projecto - escrever mais no meu Bolg...afinal comecei a escrever pelo teu...com este comentário ;) e também já estou a dar passos nessa obrigatória direcção.
Muito bom, positivo e motivador este teu post!! :)
Alda