Translate

terça-feira, 2 de junho de 2015

Yoga pela manhã



Pela manhã começa o dia. Há quem tenha algumas dificuldades em acordar cedo para fazer algo que não seja "ter de ir trabalhar", mas digo-vos desde já, começar o dia com uma prática de Yoga matinal muda toda a nossa dinâmica e rotina melhorando em muito a qualidade da nossa vida.

India 2009, meditação ao nascer do sol nas montanhas


Aqui vão alguns benefícios de saltar para o tapete logo pela manhã:

Uma prática de Yoga matinal faz com que o dia se incie de forma mais consciente e equilibrada.
Sabe aquela sensação de paz que tem a seguir a uma aula ou depois de meditar? Imagine começar assim o seu dia e ter o privilégio de continuar o dia em modo equilíbrio. Por muito que fale sobre isso só há uma maneira de ver... Experimente



Acordamos o metabolismo e "sistemas de limpeza" do nosso corpo logo pela manhã. Mais do que um café, alguns exercícios de respiração (pranayamas) e até alguns exercícios de limpeza (kriyas) fazem com que todo o corpo tenha outra dinâmica ao longo do dia. O sistema digestivo e linfático agradecem.

Maio 2015 no Parque D Carlos I 
As posturas de Yoga, libertam-nos o corpo. Durante a noite, há alguma rigidez que se vai instalando e é de manhã que a sentimos mais. Tenho algumas pessoas que me dizem que de manhã não querem praticar porque sentem o corpo menos flexível. Mas é exactamente pela manhã que mais precisamos de recuperar a mobilidade nos músculos e articulações. Uma das primeiras professoras de Yoga que tive dizia sempre que de manhã é mais fácil meditar porque a mente está mais calma e mais difícil praticar as posturas físicas (Ásanas) porque o corpo está mais preso. À noite esta dinâmica inverte-se: corpo mais solto, mente mais agitada.

 Chegar com os mãos ao chão não pode nem deve de ser o objectivo da nossa prática, mas sim dar ao corpo o alimento, alongamento, e força necessários para que nos traga ao longo da vida o minimo de limitações possíveis durante o maior período de tempo possível. Será 120 anos de saúde pedir demasiado?

Claro que devemos praticar de acordo com a nossa disponibilidade, mas a minha sugestão é que experimentem uma aula de Yoga ou mesmo trazer a vossa prática para o início do dia. Sintam a diferença no corpo, na mente e na disposição em geral ao longo do vosso dia.

Encontramo-nos brevemente num tapete logo pela manhã

Love you all


PS: A partir deste sábado também no Balance Health Club & Spa às 9h. Até já

Sem comentários: