Translate

terça-feira, 9 de junho de 2015

Liberdade, o Jung sabe-a toda

Não adoro frases feitas, a maioria faz-me lembrar pseudo-new-age-pupu, mas quando falamos de C.G. Jung o conhecimento de quem é e o processo do auto-conhecimento está realmente lá.

 Sei que há quem ache esta coisa de enfrentar os próprios demónios uma parvoíce. Afinal, porquê processar emoções e pensamentos dolorosos se podemos simplesmente arrumá-los na cave e fingir que eles não existem? Todas as sensações de vazio, de faltar alguma coisa e não sabemos o quê, de emoções exageradas como a raiva, ataques de pânico ou até mesmo as insônias permanentes são na sua maioria "caves demasiado cheias". Esta limpeza liberta-nos... Entender a dualidade liberta-nos.

Viver no mundo das fadas onde tudo é "rosa choc" apesar de ser bonito, não é real. Continuar a esconder emoções nas nossas caves e acima de tudo de nós próprios virar-se-á de uma maneira ou de outra contra nós.  Então para sermos plenos aceitemos tudo em nós! Vamos lá olhar a sério para dentro, sem medos e "agarrar o touro pelos cornos".

 Trazer à luz da consciência o que não é consciente pode ter momentos dolorosos mas acreditem que nos liberta. É preciso coragem e vontade de mudar, só isso.

"There is no coming to consciousness without pain. People will do anything, no matter how absurd, in order to avoid facing their own soul. One does not become enlightened by imagining figures of light, but by making the darkness conscious.” ~ C.G. Jung

"Não existe o processo de tornar-se consciente sem dor. As pessoas farão tudo, não interessa o quão absurdo seja para evitarem enfrentar a sua própria alma. Não nos tornamos iluminados por imaginar figuras de luz, mas sim por fazer a escuridão consciente (trazer luz à escuridão)"

Lembrem-se que até o Shiva tinha como um dos seus passatempos preferidos dançar com os demónios. Adoro esta imagem, daquele que vê e que se conhece e diverte a dançar com os seus medos.


Love you

PS: Pronto, não se aflijam  com a referência tauromáquica, é só uma expressão, tá?

PSS: Passar por este processo sozinhos pode fazer mais mal que bem, procurem alguém que realmente vos ajude neste processo...

PSSS: No processo do auto-conhecimento o Vedanta trouxe-me essas respostas mas há muitos caminhos... Experimentem e achem o vosso