Translate

terça-feira, 9 de outubro de 2012

SER LIVRE



Estuda, trabalha, casa-te, tem filhos, vê televisão, segue o que os outros dizem, obedece sem fazer perguntas, e depois repetimos todos juntos: EU SOU LIVRE!!!!

Desde pequenina que esta sequência infernal me assusta. Já até perdi alguns momentos e pessoas na vida por medo de que isto me acontecesse. Ficar igual aos outros, adormecida, em estado Zombie. Viva, mas só a metade. Fazer parte das regras e segui-las cegamente por causa do "deve de ser assim" ou do "tem de ser assim".

É um privilégio viver numa altura destas, quando tantos estão a acordar e ao contrário dos filmes de terror Série B  dos Mortos vivos, aqui, no mundo real, podemos passar a ser humanos e viver a vida de modo pleno.

Estudar - Estudem aquilo que vos dá prazer, não só porque tem um certificado ou porque dá um título qualquer

Trabalhar - Se passamos 8 horas do nosso dia a trabalhar (pelo menos) porque não fazer algo que gostamos, ou que nos faça sentido? Entreguem-se aquilo que fazem a 100% e tenham orgulho em fazê-lo bem feito

Casar (ou namorar, ou a versão imoral:o ajuntamento) - Claro que sim, mas que seja porque realmente o queremos, não para preencher vazios ou por convenção social. Que seja para viver o amor em cada dia (idealmente claro)

Ter Filhos: Se quiseres, se achares que esse é o teu caminho... Há tantas pessoas felizes e realizadas que não os têm... Se olhares para dentro e realmente o quiseres força, o mundo precisa da alegria e da inocência das crianças

Ver televisão: Há um mundo maravilhoso lá fora. Que tal um passeio de noite mesmo no inverno? O serão pode ser feito com leitura em família, com um passeio ao frio, numa noite a ver as estrelas... É mesmo preciso ficar em casa a ver televisão todas as noites?

Segue o que os outros dizem: Vive de acordo com a tua experiência. Questiona, experimenta, se não gostares não o voltes a fazer... Desde que vivamos com respeito por nós e pelos outros as possibilidades são praticamente infinitas.. Verdade e Respeito sempre.

Está na altura de cada um ser líder de si próprio, fazer as suas escolhas e viver as consequências dessas escolhas. Sejam elas mais ou menos agradáveis, mas está na altura de crescermos e sermos responsáveis por aquilo que fazemos.

No fim disto tudo, com consciência daquilo que fazemos, ao vivermos a vida de forma plena, aí sim somos LIVRES (e felizes)

Love you


3 comentários:

REGIANE YUKI SABANAI disse...

"Aprender a Viver"
De um modo geral aceita-se que nenhuma actividade pode ser levada a cabo com sucesso por um indivíduo que esteja preocupado, uma vez que, quando distraída, a mente nada absorve com profundidade, mas rejeita tudo quanto, por assim dizer, a assoberba. Viver é a actividade menos importante do homem preocupado, no entanto, nada há mais difícil de aprender; por todo o lado, encontram-se muitos instrutores das outras artes: na realidade, algumas destas artes são captadas tão intensamente por simples rapazes que assim as podem ensinar. Mas aprender a viver exige uma vida inteira e, o que te pode supreender ainda mais, é necessária uma vida inteira para aprender a morrer.
Tantos dos mais ilustres homens puseram de lado todos os seus embaraços, renunciando a riquezas, negócios e prazeres e tomaram como único alvo até ao fim das suas vidas, saber viver.
Contudo, muitos deles morreram a confessar que ainda nada sabiam - muito menos saberão os outros. Acredita em mim: é marca de um grande homem, daquele que está acima do erro humano, não permitir que o seu tempo seja esbanjado: ele tem a mais longa vida possível simplesmente porque todo o tempo que tinha disponível o devotou inteiramente a si. Nada do seu tempo é desperdiçado ou negligenciado, nada do seu tempo fica sob controlo de outrém; ao ser um guardião extremamente zeloso do seu tempo, nunca encontrou nada que merecesse a troca. Assim, ele tem tempo suficiente; mas aqueles em cujas vidas o público faz grandes devassas inevitavelmente têm muito pouco de seu.

Séneca, in 'Da Brevidade da Vida'

E outra frase linda de Sênca:
Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida.

Mafalda disse...

Amei Re! Beijinho enorme

Susana Anastácio disse...

É difícil ouvirmos as nossas próprias respostas quando toda a gente à nossa volta nos grita para seguirmos o caminho "certo"! E depois é reconfortante encontrar pessoas que também se esforçam por baixar o volume desse ruído e viver numa verdade mais pura.
Obrigada pela tarde de hoje!

Su