Translate

quinta-feira, 22 de março de 2012

O que deve de ser vs. O que realmente é



Até agora ainda não conheci ninguém que não tivesse uma ideia pré-concebida acerca do que deve ser como pessoa, amante, amigo/a, profissional, como os outros deveriam de ser, como amantes, amigos e profissionais.  Qualquer que seja o nosso grau de "ilusionite" (doença da ilusão), a maior parte do tempo a coisa corre às mil maravilhas e o véu da ilusão deixa-nos viver dessa maneira. Depois chega a realidade...

O meu trabalho e modo de vida?
Professora de Yoga

Ideia ilusória?
Todos os Professores de Yoga são pessoas altamente evoluídas que não se magoam, não adoecem e são super-humanos

 "O Equívoco ocorre quando o conhecimento de algo não é baseado na sua forma real" - Yoga Sutra 1.8 -

Acontece que tive um pequeno contratempo na minha saúde, acontece também que tive esta semana a trabalhar quando devia ter estado parada. Porquê? Porque os Instrutores de Yoga não adoecem, e se adoecem não é para andar por aí a espalhar a palavra. Ridículo, não é?

Mas sabem o que me salvou a vida nestes últimos meses de ansiedade? Pranayama (Respiração) e Meditação. Sem eles o caos mental tinha "espiralado" por aí abaixo e apesar de ainda estar em processo de cura, aprendi mais uma vez que sermos sobre-humanos é só ilusão, é o equívoco que ocorre quando o conhecimento não é real.
As boas notícias são que tenho uma ferramenta de super-herói, que todos os dias me volta para dentro, me equilibra e me mostra o que é viver em consciência.

Apaixonada pela prática de Yoga? Sempre e cada vez mais




Namasté

Mafalda Sousa


domingo, 11 de março de 2012

Vinyasa Yoga





Uma demonstração linda de Vinyasa Yoga. O termo Vinyasa pode ter diferentes significados tal como a maior parte das traduções do sânscrito e (para mim) significa a ligação de posturas através de movimentos conscientes utilizando a respiração como veículo levando à meditação em movimento.








A fluidez das posturas que nos mostra o carácter impermanente da vida.
Sigam o link



segunda-feira, 5 de março de 2012

O Desafio de 21 dias



21 dias é o tempo necessário para o nosso corpo ganhar ou perder um hábito. Nestes tempos de mudança tão alucinante os desafios dos 21 dias têm-me salvado a vida, diminuido os níveis de ansiedade, e têm levado a minha prática a um nível completamente diferente. Mais real, mais equilibrado, mais inteiro.

Comecei por 21 dias de Om Mani Padme Om, o mantra budista que nos traz a vibração da Compaixão. E sim... Houve dias em modo "vou despachar", outros a maior parte do tempo em modo automático, outros em que estava em Sadhana profundo, 100% dedicada e presente no que estava a fazer. E nesses momentos a consciência expande e o equilibrio fica.

Muitas vezes sinto que todas as práticas de consciência actuam por camadas em mim. Cada prática vai retirando camada a camada que vamos pondo em nós. Adoro essa imagem da retirada de cada um dos véus da ilusão (Maya) para vermos a realidade como ela é. Sem ilusão. E a realidade pode não ser o que eu idealizo ser mas pelo menos é um passo em frente eu a ver como é.

Outra ideia para o desafio dos 21 dias


Anuloma Viloma: A prática de Pranayama, o conhecimento e controlo do Prana (Força Vital).
Este exercício estabelece um equilíbrio entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, produzindo uma maravilhosa sensação de serenidade.

Senta-te numa posição confortável, com as mãos repousadas no colo. Fecha os dedos indicador e médio da mão direita deixando os outros esticados. Leva a mão ao nariz, coloca o polegar direito sobre a narina direita para a fechar e inspira suavemente pela narina esquerda

De inicio pode ser meio confuso, por isso, melhor que só ler a explicação seguinte é mesmo ler e fazer pelo menos duas vezes até ficar percebido.

Inspiramos pela narina Esquerda em 1,2,3, retemos a respiração em 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e expiramos pela direita em 1,2,3,4,5,6. Inspiramos pela direita em 1,2,3, retemos 9 e expiramos pela esquerda em 6.


Quando estiver adquirido 10 voltas completas pelo menos uma vez por dia vai equilibrar o teu sistema nervoso e o teu Prana.

Ideal seria mesmo terem um professor de Yoga convosco para vos orientar nas primeiras vezes. Se tiverem tensão alta ou surgir algum género de desconforto durante a prática de Pranayama, parem e partilhem com o vosso professor que vos poderá ajudar ou aconselhar a uma prática ainda mais suave.

Boas práticas!!!! Namasté