Translate

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Anjo ou Mafarrico?



Esta é umas das minhas imagens preferidas.  Quem é que eu alimento hoje?


Pensemos no anjo como a libertação do sofrimento, e no mafarrico como pensamentos que nos trazem sofrimento. Escolhemos o que queremos alimentar. Isto é fácil de dizer, mas quando estamos num daqueles loops mentais em que nem os anjinhos entram, então fazê-lo não é nada fácil.

Estes loops vêm por vagas, há dias em que são mais fortes e nos apetece recorrer à violência e volto a recordar que para a nossa mente é indiferente se estamos a passar pela situação ao não, desde que a estejamos a viver, para a mente é real.

Então a pergunta é: Como é que eu posso lidar com isto?  Como é que voltamos à paz? Como é que o conflito interno passa, quando parece que vai durar para sempre?

1- Tudo passa. Acreditem que o que parece não ter solução ou fim, também passa. Só o facto de nos relembrarmos disso faz com que amenize um bocadinho mais.

2- Alimentem o anjinho do ombro. Vão fazer o que vos faz bem a longo prazo e não necessariamente o que vos faz sentir bem no momento.

3- Gastem essa energia a fazer algo criativo, ou até quem sabe um mergulho no mar. Ouvi dizer que cura tudo.

Quem escolhe o que vive aí dentro em permanência, não é a mente és tu. Quem tem a força, e a capacidade de escolher és tu.
 E quando as vagas menos positivas vierem faz como no verão: respira bem fundo, mergulha e emerge com aquela leveza e confiança de quem conseguiu ultrapassar mais esta.

"VITARKA BADHANE PRATIPAKHSA BHAVANAM"- Yoga Sutra 2.33
Quando perturbada por pensamentos negativos, devemos pensar em pensamentos opostos (positivos). Isto é pratipaksha bhavana.

Love you

Mafalda Sousa

PS: Este post é para o meu avô, que sabe-se lá porquê sempre me chamou de mafarrica. Love you

1 comentário:

andreia disse...

Sabe-se lá porquê, não é?? ;)