Translate

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Tudo está bem!

As aprendizagens fazem-se por vagas. Vem uma onda e aprendemos, vem outra e aprofundamos até que o conhecimento faça parte integrante do que nós somos (há quem diga que já faz, mas vamos por partes).


Das coisas que eu mais amo na minha vida é a prática de Yoga, passados todos estes anos continuo a aprender. 

Cada vez que achamos que dominamos alguma coisa ásana (posturas físicas), pranayama (respiração), concentração (dharana) e até a meditação, descobrimos mais alguma coisa para aprender. Neste caso o Vedanta, ou o canto védico ou até alguns textos atribuídos a grandes professores. Há sempre mais algum mundo para descobrir na prática. 

Tal como na nossa vida não é? Há sempre mais alguma coisa que queremos, ou são as coisas materiais, ou são as experiências de vida que queremos acumular, ou são os ensinamentos, ou é o facto de acharmos que: "Quando eu conseguir aquilo, ou fazer aquilo ou estar com aquela pessoa, aí é que eu vou ter tudo para ser feliz e plena". 

É óptimo querermos tudo isso, mas aqui só temos de ter consciência de que não precisamos disso. Aliás, para os que como eu são mais limitados, precisamos de passar por elas para percebermos que também não é isso. 

Não vão ser as viagens, não vai ser uma relação, nem sequer aquilo que eu faço todos os dias, a única coisa que nos completa é saber que já somos completos, e a partir daí e com essa consciência vivemos a nossa vida de forma mais plena, viajamos e relacionamo-nos mas a partir do nosso centro. Com as normais expectativas e com a consciência de que já somos tudo aquilo que precisamos.

Tudo está bem exactamente como está!

Obrigado a todos o que me fazem viver isto todos os dias!!!

Namasté e um óptimo 2013

PS: E que nos possamos sempre lembrar disto...

1 comentário:

Ina disse...

Pois é Mafalda, tudo é tão simples... e sempre lá esteve... no nosso ser... mas andamos tão preocupados em encontrar a felicidade suprema, que nos esquecemos que ela está presente no simples acto de respirarmos :)
O ser humano é muito tolo e procura o que sempre esteve lá... mas que ele se esqueceu de simplesmente de CONTEMPLAR ...
Tu, Mafalda, és o reflexo dessa felicidade e tranquilidade pois ela está em ti! Obrigada por teres um dia aparecido na minha caminhada. Namasté